Geisa Lucena, conquistou o reconhecimento da banca avaliadora e foi premiado como destaque do evento
29/4/2025
Compartilhe
Entre mais de 1.500 trabalhos apresentados no XI Fórum Internacional Sthem Brasil 2025, o relato de experiência da colaboradora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes, Geisa Lucena, conquistou o reconhecimento da banca avaliadora e foi premiado como destaque do evento. A conquista é motivo de orgulho para toda a instituição e evidencia o compromisso contínuo com a inovação no ensino e a valorização da liderança acadêmica.
O trabalho premiado relata a aplicação do Projeto Cumbuca, iniciativa voltada para o fortalecimento das lideranças acadêmicas por meio de um clube de leitura estruturado, que visa desenvolver competências gerenciais e interpessoais entre os participantes. A proposta do projeto foi inspirada por uma sugestão do renomado Vicente Falconi, apresentada em seu livro O Verdadeiro Poder – Práticas de Gestão que Conduzem a Resultados Revolucionários.
A metodologia do CUMBUCA tem como base encontros quinzenais em que líderes acadêmicos compartilham experiências e reflexões a partir da leitura do livro Preciso Saber se Estou Indo Bem, de Richard L. Williams. A obra aborda a importância do feedback contínuo para o desenvolvimento organizacional, tema central das discussões promovidas ao longo do projeto.
Geisa Lucena celebrou a conquista, ressaltando o impacto positivo da iniciativa: "Fico feliz que a aplicação do projeto, além de contribuir institucionalmente, tenha sido reconhecida no Sthem. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao investir no desenvolvimento humano e na gestão educacional com propósito."
O reconhecimento no Sthem Brasil reforça o papel da instituição como agente de transformação por meio da educação, promovendo práticas inovadoras que inspiram e fortalecem toda a comunidade acadêmica.
O STHEM Brasil é um consórcio de instituições de ensino superior criado em 2013 com o objetivo de promover a inovação acadêmica por meio da formação de professores e gestores educacionais. A sigla STHEM representa as áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (do inglês: Science, Technology, Humanities, Engineering and Mathematics). O consórcio nasceu da iniciativa de 11 instituições, lideradas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com o apoio da LASPAU, afiliada à Universidade de Harvard.
Atualmente, o STHEM Brasil reúne mais de 65 instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal, a Afya é uma das instituições associadas.