Núcleos e comissões
O Núcleo de Experiência Discente é um espaço que tem como principal objetivo oferecer atendimento psicopedagógico e encaminhamento especializado aos discentes da graduação e pós-graduação com a finalidade de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como, n desenvolvimento pessoal e profissional do acadêmico, visando o comprometimento com o aprendizado, sendo este o principal valor da Instituição.
Trabalha visando desenvolver medidas que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino, na relação professor(a)/estudante, buscando atuar preventivamente nos impactos das dificuldades pertinentes ao processo de formação dos estudantes.
O Núcleo de Experiência Discente visa desenvolver os seguintes procedimentos:
a) Escuta;
b) O apoio;
c) A avaliação das demandas psicopedagógicas;
d) O acolhimento psicológico;
e) O encaminhamento dos estudantes;
f) O envolvimento da família no processo sempre que necessário;
g) O acolhimento dos estudantes transferidos;
h) A promoção da adaptação, integração, a fim de contribuir no processo da formação profissional;
i) A realização, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED, de orientações aos docentes, no que tange às questões de ensino e aprendizagem específicas a alunos que necessitem de alguma adaptação pedagógica;
j) A promoção de ações de acessibilidade pedagógica;
k) Acompanhamento de projetos culturais que possibilitem a convivência dos acadêmicos com a diversidade socioeconômico-cultural.
Membros do NED
Contato: [email protected]
NAPED
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), no âmbito da estrutura organizacional da Afya Jaboatão, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Diretoria e Coordenação Acadêmica, constituindo-se um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas do curso de Graduação Medicina da Instituição.
Objetivos
- Qualificar, sistematicamente, os processos educativos do sistema de ensino da Instituição, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina;
- Orientar e acompanhar os docentes sobre as competências de caráter didática pedagógica e metodológica;
- Estimular práticas e condutas docentes em consonância com os preceitos do regimento interno institucional;
- Promover a permanente atualização do corpo docente a partir de atividades que estimulem o desenvolvimento de competências educacionais teórico práticas;
- Desenvolver grupos de Estudos em Metodologias Ativas, Medicina Baseada em Evidências e Educação Médica Continuada;
- Contribuir com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos processos avaliativos institucionais;
- Contribuir com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) na aplicação e reestruturação do Projeto Pedagógico, visando sua permanente melhoria e efetivação da missão institucional;
- Acompanhar e colaborar periodicamente com as atividades do Núcleo de Experiência Discente (NED);
- Desempenhar atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou definidas pela Direção e ou Coordenação Acadêmica.
Coordenação do NAPED
Waleria Guerreiro Lima
E-mail: [email protected]
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4366295977643638
COREME
A Residência Médica, instituída no Brasil pelo Decreto n° 80.281, de 5 de setembro de 1997, é uma modalidade de ensino de pós-graduação voltada aos médicos. É oferecida por Instituições de Saúde, sob orientação e supervisão de profissionais médicos devidamente qualificados. Em 2005, em convênio entre a Associação Médica Brasileira (AMB) o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), houve a unificação da nomenclatura das especialidades médicas no Brasil. O termo ‘residência médica’ passou a ser utilizado somente para programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
O plano de implantação de Programas de Residência Médica da Faculdade Tiradentes – FITS teve início em 2019 e foi projetado para se desenvolver junto à rede de saúde do município de Jaboatão. Inicialmente foram credenciados três programas de residência, a saber: Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica e Cirurgia.
A execução do plano de residência médica da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, por meio de sua mantenedora – Sociedade Educacional e cultural Sergipe Del Rey LTDA – é realizada por COREME própria da instituição e é alinhada com a rede de serviços de saúde com base em pactuação e convênios. A rede de saúde de Jaboatão dos Guararapes está conveniada através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), primeiro do estado de Pernambuco e, por meio deste, os serviços municipais estão disponíveis para receber os programas de residência médica.
Quanto aos hospitais sede dos programas, são conveniados os seguintes hospitais: Hospital Memorial Jaboatão, sede dos Programas de Clínica Médica e Cirurgia Geral; o Hospital Memorial Guararapes sedia o Programa de Ginecologia e Obstetrícia; e o Hospital Maria Lucinda, em Recife, recebe os residentes de Pediatria. Além dos hospitais citados, também foram realizados convênios com outros grandes hospitais da rede publica e privada de Pernambuco visando garantir melhores oportunidades de aprendizado.
Todos os programas de residência possuem um objetivo comum: a formação de médicos com visão global, humanística e empática, inseridos em um contexto social em constante transformação. A seleção para a residência é realizada por meio de concurso público pela, em edital da Secretaria Estadual de Saúde do estado de Pernambuco.
OBJETIVOS GERAIS DE CADA PROGRAMA:
PROGRAMA DE CLÍNICA MÉDICA
O Programa de Clínica Médica tem como objetivo geral “Oferecer ensino de qualidade aos médicos residentes na especialidade de Clínica Médica, com atividades pedagógicas, de assistência e de desenvolvimento científico que complementem a formação dos médicos residentes, aprimorando seus conhecimentos. Compromisso com ensino de excelência e assistência de qualidade, valorizando a relação médico-paciente em seu mais alto grau, e contribuindo com a formação humanística. O programa proverá treinamento em assistência de qualidade com aplicação de raciocínio clínico, reconhecimento de dificuldades, manejo de complicações de procedimentos diagnósticos e terapêuticos bem como interpretação de dados obtidos de exame clínico, monitorização e investigação laboratorial e determinação das ações a serem consideradas ou tomadas frente a essa interpretação”.
SUPERVISORA: Dra. Camila Lopes de Assis.
PROGRAMA DE CIRURGIA GERAL
O Programa de Cirurgia Geral tem como objetivo “Garantir o aprendizado teórico e prático nos cuidados clínicos e cirúrgicos, básicos e avançados, com tecnologia atualizada, nas afecções de maior prevalência, nas diferentes áreas cirúrgicas. Ofertar aprimoramento da assistência ambulatorial, em enfermarias, em serviços de emergência e em unidades de terapia intensiva. Oferecer formação que permita uma visão global do ato operatório, tanto no sentido técnico como nos cuidados anestésicos e gerais a serem oferecidos aos doentes.
SUPERVISOR: Dr. Rodrigo Canto Carneiro de Albuquerque Azevedo.
PROGRAMA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
O Programa de Medicina de Família tem como objetivo geral “Formar médicos de Família e Comunidade, qualificados e resolutivos, com uma prática integradora e continuada, em equipe multidisciplinar, inseridos nas comunidades sob seus cuidados, atuando com foco no cuidado integral de pessoas, famílias e coletividades em que estão inseridos, desenvolvendo suas ações com base no modelo de Vigilância à Saúde e nos princípios da Atenção Primária à Saúde e integrados aos processos de educação permanente em saúde do seu território”.
SUPERVISOR: Dr. Ricardo Ferreira dos Santos Júnior. CV.
PROGRAMA DE PEDIATRIA
O programa de Residência Médica em Pediatria da Faculdade Tiradentes teve
início em 2020 e está em acordo com o Programa de Residência em Pediatria com duração de três anos, sugerido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O programa visa capacitar o residente a prestar assistência especializada e continuada a crianças e adolescentes no contexto de sua família e da comunidade na qual estão inseridos. Em outras palavras, o médico residente em Pediatria é capacitado proporcionar a maior parte dos cuidados de que necessita a criança, depois de considerar sua situação cultural, socioeconômica e psicológica.
SUPERVISORA: Dra. Marcela Corrêa de Araújo Pandolfi
PROGRAMA DE GINECOLOGIA E OBSTETRICIA
O programa de ginecologia e obstetrícia da Faculdade Tiradentes tem como
objetivo geral de formar profissional capaz de prestar assistência integral à saúde da mulher; atuar no contexto de um ambiente em constantes transformações sociais, culturais e cientificas, com capacidade de realizar busca ativa de novos conhecimentos; participar dos processos educativos dos pacientes e de seus familiares em relação às questões de saúde mais prevalentes, além de atuar em equipe interdisciplinar.
SUPERVISORA: Helaine Cristina Fonseca Rosenthal
Documentos:
Regimento Interno da Residência Médica
Programa de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial ao Residente