Unidade acadêmica e de saúde foi custeada pela faculdade Afya e será gerido pela prefeitura municipal, dentro do convênio do Programa Mais Médicos
20/2/2024
Compartilhe
Recife 20 de fevereiro de 2024 – O município do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, passa a sediar o primeiro Ambulatório Especializado em Ensino e Serviços (AEES) do Nordeste. Custeado pela Afya Faculdade de Ciências Médicas, a unidade de saúde será referência na Região para o atendimento ambulatorial, via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), aos munícipes. A inauguração acontece nesta terça-feira, 20 de fevereiro, às 17h.
Localizado no bairro de Prazeres, o AEES foi construído como compromisso de contrapartida da Afya ao município de Jaboatão, dentro do edital da instituição de ensino com o Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. O PMM tem como objetivo levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais e investe na qualificação e formação médica, buscando, assim, resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, como também criando condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.
Dentro desse princípio do PMM, a faculdade Afya é a responsável pela formação e qualificação de médicos vinculados ao programa federal, em Jaboatão dos Guararapes. Para o AEES, a Afya investiu R$ 12 milhões, da construção civil à estrutura de equipamentos. O terreno foi uma doação da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. “O ambulatório é uma inovação, pois é de assistência médica e acadêmico na assistência ao município. Então, além dos serviços ofertados à população via SUS, o ambulatório também será um espaço para desenvolvermos atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Vanessa Piasson, diretora-geral da Afya Jaboatão.
O ambulatório funcionará de segunda a sexta, das 7h às 17h, tendo à disposição 15 médicos por turno. Para cada médico, um grupo de até seis estudantes, a partir do 5º período do curso de medicina da Afya, acompanhará os atendimentos. A previsão é que sejam realizados 1.370 atendimentos por mês no ambulatório, que vai ofertar, inicialmente, consultas nas áreas de psicologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, mastologia e dermatologia. Além da realização de raios-x, ultrassonografia e atendimento de farmácia. Os pacientes serão encaminhados por sua Unidade de Saúde da Família (USF) via regulação ao Ambulatório escola para que sejam atendidos.
Além dos atendimentos em nível ambulatorial, o AEES também conta com auditório e salas de estudo, proporcionando um ambiente rico para o estudante se desenvolver e se aperfeiçoar enquanto profissional. Os estudantes vão ter a oportunidade de desenvolver a assistência, gestão e educação, que são diretrizes curriculares da medicina. Também terão a oportunidade de desenvolver projetos e atividades extracurriculares.
“A gente está trazendo para o AEES especialidades que são o gargalo do município. Então, a partir desses atendimentos, vamos diminuir as filas de espera que existem nessas especialidades, ampliando a cobertura de saúde da população, como também vamos levar mais experiência prática para os trabalhos acadêmicos e científicos da Afya”, aponta Vanessa Piasson.
Assim como acontece na regulação do SUS, os atendimentos no AEES Jaboatão acontecem a partir do encaminhamento da Unidade Básica de Saúde, com a marcação das consultas ou exames através do aplicativo de saúde da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes. A gestão do atendimento será todo de responsabilidade da prefeitura. (“Fala da Prefeitura”).
ESPORTES
Além do ambulatório, a Afya requalificou o campo de futebol que já era utilizado para escolinhas pela comunidade, e que fica instalado no mesmo terreno onde foi construído o AEES. “Não poderíamos tirar isso da comunidade, até porque o tipo de atividade exercida no campo também é uma atividade de promoção e cuidado da saúde”, afirma a diretora-geral da Afya Jaboatão.
SOBRE A AFYA
A Afya, maior hub de educação e soluções digitais para médicos no Brasil, é líder no ensino de medicina no Brasil e atualmente possui 3.163 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O grupo conta com 32 Instituições de Ensino Superior, sendo 30 com oferta do curso de medicina, e 15 unidades de pós-graduação e educação continuada na área médica e de saúde, cobrindo todas as regiões do Brasil.
Única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira, a Afya é
pioneira na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. A empresa inova no mercado a partir de 2020 com a construção de um portfólio robusto e diversificado que facilita o dia a dia da prática clínica com soluções como o Afya Whitebook, Afya iClinic, Afya Papers, entre outras.
Atualmente, um em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país utiliza pelo menos uma solução digital da Afya. São quase 300 mil usuários ativos impactando a vida de milhões de brasileiros ao ano por meio de atendimentos com suporte da tecnologia. Se cada um deles atender, em média, 5 pacientes por dia, 20 dias no mês, são 360 milhões de pacientes atendidos.
Há mais de 20 anos formando médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, o propósito da Afya é transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como
vocação. Em 2022, foram realizados quase meio milhão de atendimentos gratuitos de
medicina, saúde e outras áreas do conhecimento às comunidades de entorno dos campi com o apoio de 662 parcerias para cenários de prática (graduação e pós-graduação).
Em julho de 2019, a Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq. A bolsa americana foi escolhida pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio medicina & educação & saúde. Mais informações em www.jaboatao.afya.com.br e ir.afya.com.br.
SERVIÇO:
Inauguração AEES Jaboatão
Data: 20/02/2024
Endereço: Rua Palácio da Batalha, 88, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes