Notícias
Internato

Iniciativa de saúde e prevenção da Afya Jaboatão reforça a importância do cuidado durante o Carnaval

Compartilhe

Com o Carnaval de 2025 se aproximando, ações de saúde e prevenção ganham ainda mais relevância. No último dia 21 de fevereiro, foi realizada a ação "Folia da Prevenção", no ambulatório Ambulatório Especializado de Ensino e Serviço (AEES), com o objetivo de promover a conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a importância da prevenção. O evento contou com a participação ativa dos estudantes do internato médico e foi coordenado pelo Professor Drº Eduardo Moura, ginecologista, garantindo uma abordagem educativa e prática aos pacientes.

Durante a ação, os pacientes do ambulatório receberam informações essenciais sobre a prevenção de DSTs e participaram de uma série de atividades interativas. Entre os serviços oferecidos, estavam os testes rápidos para detecção de doenças, além de uma oficina prática sobre a correta utilização de preservativos. A sala de espera foi especialmente adaptada para que os atendimentos, liderados pelos estudantes do internato, proporcionassem um ambiente acolhedor e educativo.

Com o Carnaval às portas, a iniciativa reforça a necessidade de cuidados durante a folia e o quanto é fundamental se prevenir. A ação, que contou com a presença dos munícipes, destacou também o trabalho conjunto entre estudantes e médicos para promover saúde de forma acessível e informativa para toda a comunidade.

Especialistas indicam que o Carnaval no Brasil, apesar de ser uma época de celebração, também registra um aumento significativo nos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), aumento é atribuído principalmente ao maior número de interações sociais, festas e comportamentos de risco, como o sexo sem proteção, consumo de álcool em excesso e outras substâncias. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Boletim Epidemiológico específico de HIV e AIDS de 2024, apresenta aumento de 4,5% no ano de 2023 em comparação ao ano anterior, já a taxa de mortalidade por aids apresentou queda com registro de 3,9 óbitos, o menor número desde 2013.

Essa realidade reforça a importância de campanhas de prevenção, como a "Folia da Prevenção", que buscam conscientizar a população sobre os riscos e a necessidade do uso de preservativos para garantir a saúde sexual e o bem-estar de todos.

O Ambulatório Especializado de Ensino e Serviço presta atendimento gratuito via regulação do SUS e administração da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade de saúde está localizada na rua Palácio da Batalha, 88, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.