A iniciativa, firmada pelo COAPES, integra o Programa Mais Médicos e reforça o atendimento a crianças e adolescentes em Jaboatão
20/10/2025
Compartilhe
_11zon.jpg)
Na última sexta-feira (17), a Afya Jaboatão, por meio do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde), em parceria com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, realizou a formatura de 14 médicos nos cursos de pós-graduação em Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e da Adolescência. A cerimônia marcou mais um passo importante na cooperação entre a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão e a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de fortalecer o atendimento especializado à população infantojuvenil do município.
O evento contou com a presença do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, que destacou a importância da iniciativa para reduzir a demanda reprimida no atendimento a crianças e adolescentes neurodivergentes. Segundo o gestor municipal, a expectativa era grande para a entrega desses novos profissionais especialistas, e a qualificação dos médicos que já atuam na rede pública foi a solução encontrada para atender com mais agilidade e qualidade a população.
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, ressaltou o fortalecimento da parceria entre o município e a Afya Jaboatão.
“A parceria da Secretaria de Saúde do Jaboatão com a Afya Jaboatão se fortalece ainda mais com a entrega de 14 profissionais especialistas, qualificados, atuando e cuidando das pessoas do nosso território, mais próximo de quem mais precisa. Para melhor cuidar das crianças, mas também das suas famílias, com escuta qualificada e acolhimento”, afirmou.
Para o médico da família e comunidade Davi Garcia, pós-graduado em Neuropediatria, o momento representa um marco profissional e social.
“Esse momento é muito importante pra gente, porque além de concluir essa graduação, essa parceria magnífica que existe entre a Secretaria de Saúde e a Afya Jaboatão possibilita uma oportunidade de crescimento não só profissional, mas também na assistência para a população que está precisando desses tipos de atendimento, reduzindo uma longa fila de espera”, destacou.
A solenidade contou ainda com a presença da promotora de justiça do município, da diretora-geral da Afya Jaboatão, Vanessa Piasson, da gerente da Afya Educação Médica, Juliana Carriço, da secretária de Saúde, Zelma Pessôa, além de integrantes da equipe gestora da Afya e da Prefeitura. Ao todo, 22 profissionais serão formados nesta primeira fase dos cursos, reforçando o compromisso conjunto de ampliar o acesso à saúde especializada e qualificar continuamente o atendimento no SUS local.